Neusa Coelho

Neusa Coelho

 

 

 

Minha história...

 

 

Sou gaúcha, libriana e apaixonada por mudanças, em todos os sentidos! Só mudança de cidade, já foram mais de 20, já trabalhei em 12 estados brasileiros! Dedico minha energia para desenvolver projetos que deixam marcas nas pessoas e no mundo, batalho para realizar os meus sonhos e ajudar as pessoas que me cercam a realizarem os seus. Cresci num meio social bem simples, estudei em escola pública até o ensino médio, e conquistei algumas bolsas de estudo durante a minha vida acadêmica. Altruísta nata, sempre tive algo dentro de mim que me chamava à ajudar as pessoas.

 

Iniciei minha trajetória profissional em 1998, trabalhando como “palhacinha” entregando balas para crianças em frente às lojas de uma pequena cidade do extremo sul do RS, onde nasci. Conquistei minha primeira bolsa de estudos aos 15 anos, para fazer um curso de informática e a segunda bolsa de estudos foi em 2005 para o Curso Superior de Administração. Também conquistei uma bolsa de pós graduação em Metodologia e Gestão da Educação à Distância Corporativa em 2010.

 

Depois de concluir minha primeira graduação, complementei minha formação e passei por empresas dos mais variados portes e ramos de atividade. Até meus 26 anos, as experiências profissionais foram as mais diversas. Trabalhei como auxiliar de mecânico, saladeira em restaurante universitário, contato comercial em rádio e jornal, controladora de estoque de farmácia, balconista de padaria, vendedora de consórcios e de loja de calçados, já trabalhei em sex shop e tantas outras coisas que já nem lembro! Fui professora de jovens aprendizes, assistente administrativo em empresa de terraplanagem e energia também! Isso se justifica pela minha multipotencialidade e naquela época eu mesma questionava, por que não “parava em emprego nenhum”.

 

Minhas formações principais são Administração, Gestão Ambiental e Auditora com Especialização em ISO 9001, 14001, 45001 e 55001. Hoje trabalho como Estrategista de Mudança Profissional especializada em Carreiras na Engenharia, Palestrante e Designer de Bio Acessórios.

 

Minha experiência mais significativa ao longo da carreira foi consolidada na área da Qualidade, para a qual passei a me dedicar integralmente a partir de 2007. Conquistei reconhecimento na implantação de sistemas de gestão baseados nas normas ISO, consultorias e auditorias de gestão de mudanças empresariais, acumulando mais de 10 anos de experiência em obras de construção de plataformas de petróleo, parques eólicos, parques solares e hidrelétricas.

 

Até 2019, eu já havia trabalhado na construção de 3 plataformas de petróleo e mais de 30 parques eólicos em todo o Brasil e no Exterior. Tive minha primeiro oportunidade na área de energia eólica através de um processo seletivo anunciado no LinkedIn em 2010 e quando percebi que não há limites para quem sabe o poder que tem nas mãos, tomei a decisão e a iniciativa de lutar com todas as forças, para alcançar o que eu mais queria na época: um cargo de destaque e um salário acima de R$ 10.000,00. Em 2017 alcancei ambos. Me tornei Especialista em Sistemas de Gestão em uma das 5 maiores companhias de energia do mundo, fiz viagens internacionais, escolhi um apartamento lindo para morar em Natal/RN, com vista para o famoso Morro do Careca. Eu consegui!

 

No entanto, devo confessar que, sem estratégia, eu certamente ainda estaria vagando pelo mercado de trabalho.

 

 

 

 

Minha vida convivendo com a Síndrome de Burnout

 

 

Um dia em 2019, acordei e tudo estava diferente. Olhava para as coisas que antes me impulsionavam profissionalmente e não sentia mais nada. Percebi um incômodo no coração, que andava tão acelerado como se eu fosse saltar de um avião a qualquer momento. As conversas fúteis de sempre, já não me interessavam. O trabalho que eu amava se tornou insuportável. O salário que eu recebia não me motivava. Minhas falas animadas deram lugar à insatisfação. Eu só sentia dor. Eu só queria deitar em posição fetal e chorar. Fiquei sem energia, sem vontade, sem perspectiva. Eu não cabia mais naquele trabalho. Fui diagnosticada com Síndrome de Burnout, fui afastada do trabalho em novembro de 2019 e desde então, nunca mais pisei em um ambiente corporativo.

 

Minha vida foi assim por algum tempo... acordar, olhar para a janela, e me perguntar “como vou pagar minhas contas a partir de agora?” Eu não conseguia controlar os sintomas do meu corpo quando eu pensava em voltar ao trabalho, imagine como seria voltar. Até um dia em 2020, quando o universo me permitiu ouvir um grupo de pessoas iluminadas falando sobre seus negócios de impacto social. Elas tinham brilho nos olhos, amor nas palavras, confiança nos gestos, calor no abraço e exalavam um aroma de sonhos...

 

 

 

 

Minha maior mudança profissional

 

 

Essas pessoas me ensinaram a me ouvir em primeiro lugar, sentir meu coração, respeitar meus desejos, seguir meu propósito... ser quem eu nasci para ser! Mas para isso eu precisava me conhecer profundamente e acreditar em minha capacidade. Como resultado disso, encontrei um ponto de união entre meus talentos, paixões, habilidades, conhecimentos, experiências e vivências, e uma forma única de mudar o mundo. A recompensa financeira seria uma consequência do impacto e da transformação que eu geraria em cada pessoa que cruzasse o meu caminho.

 

Ao longo de 2020 o mundo estava, e permanece, em luta contra a Covid-19 e eu, em paralelo à isso renascia! Tomei a melhor decisão da minha vida: SER DONA DO MEU TEMPO. Passei a mapear a mudança que eu desejava fazer, colocar meus conhecimentos em prática e AGIR em prol dessa mudança. E depois de 5 anos disseminando conhecimento na Rede Somma, acompanhando de perto os anseios, dores, vitórias e aprendizados das mais de 4000 integrantes, conectando e impactando muitas mulheres, transformando vidas todos os dias, pude conquistar autoridade suficiente para criar minha nova profissão: ESTRATEGISTA DE MUDANÇA PROFISSIONAL.

 

Na verdade o foco de todo o processo é me oficializar como estrategista, por que, desde 2010 eu já ajudo gratuitamente mulheres a realizar mudanças significativas em sua vida profissional. Mais de 5000 mulheres tiveram contato comigo nesse movimento, e alguns homens também. Mas por questões de saúde, acabei me afastando desse objetivo temporariamente, direcionando minhas energias para um processo de autoconhecimento gigantesco durante isolamento social. Uma mudança profissional tão significativa leva tempo... a minha ainda está em andamento.

 

Minha vida mudou completamente nos últimos 12 meses. Sou autodidata e aprendo sozinha tudo que me interessa. Foi assim que aprendi a fazer grandes mudanças na minha vida profissional e nas empresas por onde passei. Hoje ajudo tantas outras mulheres a fazer o mesmo. Não seria justo ser recompensada por impactar e transformar a vida de tantas mulheres? A vida me recompensa todos os dias e, por este motivo, a Rede Somma só cresce, se fortalece, é reconhecida e e 2021 passou a ser um negócio de impacto social.

 

 

 

 

Meu empoderamento e o nascimento da Rede Somma

 

 

Mas nem tudo foi sempre tão maravilhoso como parece. Antes de alcançar tudo isso, passei mais de 7 anos trabalhando abaixo de sol e chuva, passando frio de -3ºC até calor de 40ºC, carregando EPI pesado (cinto tipo paraquedista, kit resgate, etc), durante o dia ou na madrugada, fazendo esforço físico elevado, subindo em aerogeradores, com as unhas cheias de graxa e as roupas sujas de concreto, mas sempre com o pensamento de que todo sacrifício gera um benefício, essa era a minha “mentalidade de propulsão”.

 

Por trabalhar em ambientes predominantemente masculinos há mais de 15 anos, senti na pele a necessidade de me empoderar para ser respeitada e ocupar meu espaço. Quando passei a atuar na área de petróleo e energia eólica, isso se tornou cada vez mais evidente, já que o número de mulheres que eu conheci trabalhando no trecho, é infinitamente menor que o número de homens. Em alguns projetos tínhamos 3000 homens e 80 mulheres trabalhando. Isso mexia muito comigo, sentia que eu precisava fazer algo para mudar essa realidade.

 

No papel de mulher empoderada e por viver e acreditar no protagonismo feminino, foi no dia 08 de março de 2016, trabalhando no Parque Eólico Itarema no Ceará, que reuni através de aplicativo de mensagens, 6 amigas que estavam desempregadas depois da conclusão da obra. Nascia então a Rede Somma. Essas mulheres almejavam uma mudança profissional real, e eu sabia que poderia ajudar. Minha missão era orientar as essas mulheres sobre as melhores ferramentas para mudar sua realidade profissional e refletir os resultados positivos em sua vida pessoal. Com linguagem adequada e focada em resultados, fomento o fortalecimento profissional feminino de forma direcionada, disponibilizando informação e conhecimento sobre o mercado de trabalho, encorajando e guiando as mulheres a encontrarem suas próprias respostas e a traçarem seus próprios planos profissionais, escrevendo uma nova história.

 

Meus dias são recheados de estímulo, ouvindo e impulsionando as mulheres a aprender mais, maximizar seu potencial, desenvolver suas habilidades, ampliar suas conexões, aprimorar sua performance e se tornar a sua melhor versão, encontrando um novo sentido para sua vida profissional. Impulsiono a reflexão sobre motivações, interesses, paixões, aptidões, sonhos, planos e possibilidades, abrindo um horizonte de oportunidades que as mulheres, na maioria das vezes, não visualizam.

 

Ao idealizar este movimento de forma totalmente despretensiosa, não imaginava que me tornaria líder de um time de mais de 4000 mulheres da Rede Somma em todo o território nacional e no exterior, contribuindo para o crescimento profissional de tantas mulheres. Estamos distribuídas em mais de 40 grupos de discussão, fortalecendo nosso perfil profissional para que possamos assumir o controle sobre nossas decisões e ações no âmbito profissional, conquistando  independência financeira, emocional de tempo e geográfica.

 

 

 

Vem sommar comigo!

 

 

 

 

Preencha o formulário e
concorra uma mentoria  Just In Time!